Nesta quinta-feira, dia 21 de março, o segundo dia do Lanterna Film Market – braço inédito de mercado do Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação – abriu com um painel de estudo de caso de "Mundo Bita", apresentado por Eduardo Padrão, coordenador de animação, e Vinícius Guerra, compositor. A dupla falou sobre o processo criativo do projeto e sua trajetória e evolução até os dias de hoje, em que "Mundo Bita" é um verdadeiro fenômeno: são mais de dez anos de história, cerca de 160 clipes autorais lançados, 11 álbuns, produtos licenciados com mais de 30 marcas parceiras e mais de 17 bilhões de visualizações e 12 milhões de inscritos no YouTube. A presença é multiplataforma, e o conteúdo está em canais como Cartoonito, Max, Netflix, YouTube, PlayKids, Prime Video, Globoplay e Claro tv+, entre outros. E é um produto 360, com músicas, clipes, álbuns, shows ao vivo, peças de teatro, releituras e série para TV e streaming, entre diversos outros desdobramentos.
A produtora de "Mundo Bita", a Mr. Plot, tem 13 anos de existência, mas não trazia a animação no seu core no início. A empresa atuava com aplicativos e serviços para a Internet – e foi justamente assim que começou o projeto. Diante de uma demanda por produtos infantis em formato de apps, a produtora lançou "ABC do Bita" e "Circo Mágico do Bita", dois aplicativos inspirados nesse personagem-título, que Chaps Melo, músico, design e criador de "Mundo Bita", desenhou – inicialmente apenas para decorar o quarto da filha. Os apps foram bem-sucedidos e, com o avanço dos projetos, a equipe – que é de Recife, e formada por um grupo de amigos – sentiu a necessidade de criar um complemento audiovisual. Assim foi feita a primeira música. Mas até então, ninguém na empresa trabalhava com animação para avançar nessa etapa audiovisual.
"Sempre amei desenho animado, mas nunca imaginei trabalhar com isso. Em Pernambuco, era algo inalcançável", pontuou Padrão. "Na época, eu fazia animações pontuais em produtos de publicidade e sites. Topei o desafio e, então, fizemos o primeiro clipe. Era uma animação bem simples, sem muita preocupação com a narrativa", relembrou. O clipe "Como é verde na floresta" viralizou e os aplicativos cresceram ainda mais. Na sequência, vieram outros, "Fundo do Mar" e "Fazendinha" – e esse é até hoje um dos maiores sucessos de Bita. Logo a produtora firmou um importante contrato: com a Sony Music, lançou um DVD completo, "Bita e os Animais", em 2013.
Novo patamar e mudança de estratégia
Com o primeiro DVD, veio uma mudança de mindset na Mr. Plot e a decisão de estabelecer uma métrica: produzir um clipe inédito por mês. "Sabíamos que seria um desafio. Comecei a estudar ferramentas por conta própria para desenvolver um processo de trabalho que fosse mais rápido para animar. Levamos o animador André Rodrigues, que é natural de Recife mas não trabalhava mais lá justamente pela falta de mercado, de volta. Juntos, criamos uma estrutura de trabalho para essa produção mensal, que começaria com Chaps compondo a música e depois a gente fazendo a animação para o clipe. Mexemos no layout do personagem principal e sentimos a necessidade de criar uma turma de personagens que conversasse melhor com as crianças e as famílias. A ideia era fazer um clipe musical com a mesma qualidade que víamos nas animações de dramaturgia para crianças", contou Padrão.
Em 2014, saiu o segundo DVD, "Bita e as Brincadeiras". E foi neste ano que o projeto foi oficialmente registrado com o nome "Mundo Bita", com o objetivo de criar uma identidade para ele. No ano seguinte, a Mr. Plot produziu um curta-metragem de 16 minutos contando a história do personagem Bita. A equipe, que até então contava com dois animadores e um ilustrador, cresceu. "Fomos apurando o processo de construção de 'Mundo Bita', criamos esse storytelling e refinamos os personagens", afirmou o animador.
A força das músicas
Desde 2013, foram lançados 11 álbuns de "Mundo Bita", com músicas baseadas em temas que conversam com as crianças e também com as famílias. "Bita e a Natureza", álbum de 2017, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil. "Temos um cuidado muito grande com as letras, em cada palavra que colocamos, e com as imagens. Entre nós, debatemos constantemente sobre os temas, e hoje temos uma equipe exclusiva para isso, que conversa com os pais, troca e ouve sugestões. Buscamos sempre estar perto do público e entender as demandas. Foi assim que fidelizamos a audiência. Isso é muito delicado para nós", ressaltou. Inclusão social, preservação da natureza, igualdade de direitos, família e sentimentos são alguns dos temas abordados nas canções.
Para além dos álbuns, há o projeto "Rádio Bita", que consiste em clipes com releituras de músicas de grandes artistas brasileiros, como Milton Nascimento, que fez a primeira participação especial de "Mundo Bita", Caetano Veloso, Gilberto Gil, Emicida, Ivete Sangalo, Alceu Valença, Carlinhos Brown, Nando Reis e Lulu Santos, entre outros. "São músicas muito conhecidas. Fazemos nossas releituras e, nos clipes, buscamos trazer um pouco da história do artista e de sua personalidade", explicou Padrão.
Série de dramaturgia
Em 2022, veio um novo e importante passo: a estreia da série de animação "Mundo Bita Imagine-se", em uma parceria com a Warner Bros. Discovery. A série, que atualmente está na sua segunda temporada, pode ser assistida na TV paga, no canal Cartoonito, ou no streaming, na Max. "É a realização de um sonho nosso. Com a série, fortalecemos e fomentamos a animação em Recife", celebrou o animador. Na trama, cada episódio apresenta um problema ou uma situação que, ao final, culmina em uma música – que pode ser inédita ou uma releitura. A ideia da produtora é explorar esse projeto e difundi-lo ainda mais entre o público.
Hoje, a equipe de produção dos clipes musicais inéditos e mensais de "Mundo Bita" ainda é pequena: um roteirista, um ilustrador de storyboard, seis animadores multi-tarefas, três ilustradores e Eduardo Padrão, que é coordenador e faz a direção de animação, montagem e pós. "Todas as áreas trabalham juntas, em uma grande sala. Tanto os animadores quanto roteiro, música, redes sociais. É uma equipe muito enxuta, formada por amigos que começaram construindo coisas que nossos filhos pudessem consumir. Até hoje tomamos um susto quando criamos consciência da dimensão e do tamanho que 'Mundo Bita' alcançou", concluiu o animador, que adiantou que os próximos planos envolvem investir mais na internacionalização da propriedade.