Prêmio comKids+BrLab recebe mais de 100 inscrições

As inscrições para o prêmio inédito comKids+BrLab foram encerradas com relevante participação brasileira. Foram recebidos 102 projetos em desenvolvimento destinados para o público infantojuvenil, vindos, além do Brasil, dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Uruguai e Venezuela, além de co-produções entre Brasil/França, Colômbia/Espanha e Uruguai/Argentina.

Foram 57 propostas de animação, 38 de live-action e sete que combinavam as duas técnicas. Os projetos de ficção foram de longe os mais propostos – 97 – para apenas cinco de não-ficção. As séries, sejam para TV ou web, foram o formato mais popular: quase 70% dos projetos recebidos.

Todos eles passam agora pelo crivo de um júri internacional qualificado, que irá selecionar até sete projetos para receber diferentes prêmios, podendo o mesmo projeto receber mais de um prêmio, a critério do júri.

Júri internacional 

O júri é formado por: Alejandra Fritis (Chile), diretora do Festival Internacional de Cinema para Meninos, Meninas e Adolescentes "Ojo de Pescado" e do Seminário Internacional "La Infancia Quiere Cine", além de produtora e documentarista; Carla Esmeralda (Brasil), idealizadora e produtora dos laboratórios de roteiros no Brasil, Sundance Institute 1996/03, SESC Rio 2004/09 e Sesc/Senac SP 2010/2020 que atuou na área de patrocínio ao cinema como gerente cultural do Banco Nacional e do Unibanco; Heloisa Pires (Brasil), antropóloga, mestre e doutora na área que tem diversos livros infantis publicados; Josep Arbiol (Espanha), fundador e diretor por oito anos do Festival MICE, Festival Internacional de Cinema Educativo, diretor do MICE Cuba, diretor educativo e de relações internacionais do FICIV, gerente cultural, produtor audiovisual independente, docente, diretor do novo festival Pantalla Alborache, Festival de cinema infantil e juvenil em áreas rurais; Lennart Ström (Suécia), diretor do M:brane que atua no setor de mídia desde meados dos anos 80, assumindo diversos papéis diferentes, como produtor, diretor de Festival, gerente de projetos e membro de conselhos em várias organizações da indústria do audiovisual; Marcelo Del Pozo (Equador), comunicador e produtor de TV com 40 anos de experiência no meio audiovisual; Rosa Crescente (Brasil), que participou da implantação do ZooMoo no Brasil e foi diretora de programação do canal por cinco anos, entre outros destaques na área; e Viola Gabrielli (Polônia), consultora internacional especializada em prospecção de conteúdo e talentos, bem como em programação para mercados, festivais e indústria de mídia infantil. 

Prêmios 

Os projetos concorrem por uma vaga nos festivais Schlingel Film Festival 2021, na Alemanha, e Ojo de Pescado, no Chile, além de assentos nos eventos 11º BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, no Brasil; Kids Kino Industry 2021, na Polônia; e M:brane Fórum 2022, com sede na Suécia. 

Além disso, os candidatos concorrem a uma consultoria internacional em duas fases oferecida pelo canal argentino PakaPaka e, no caso dos projetos brasileiros, a um prêmio de incentivo no valor de cinco mil reais. Todos os ganhadores terão ampla visibilidade e exposição nas redes e nas plataformas comKids e BrLab.

Os vencedores erão divulgados no dia 10 de agosto, às 19h, durante a programação do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2021, em transmissão ao vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui